fbpx
Interseção 3

O que é consultoria? e qual é sua importância?

Começando com o primeiro item, é o ato ou efeito de dar consulta ou conselho. Especificando melhor, consultoria é uma prestação de serviço que visa auxiliar alguém (ou uma empresa) em determinada situação.

Há grande divergência sobre o que é considerado consultoria. Este artigo irá discutir o que é, qual a sua importância e suas várias vertentes.

De acordo com o dicionário Priberam temos a seguinte definição:

Ato ou efeito de dar consulta ou conselho.

Atividade ou cargo de consultor ou de quem dá pareceres e trata de assuntos técnicos da sua especialidade.

Local onde trabalha o consultor.

Começando com o primeiro item, é o ato ou efeito de dar consulta ou conselho. Especificando melhor, consultoria é uma prestação de serviço que visa auxiliar alguém (ou uma empresa) em determinada situação.

A segunda definição indica uma característica essencial para qualquer bom serviço de consultoria: um consultor deve tratar de assuntos técnicos de sua especialidade. Em outras palavras, consultoria é um serviço especializado em determinado assunto.

A última definição é importante apenas para se entender que consultoria pode tanto significar o serviço prestado, como a empresa prestadora desse serviço.

Agora que sabemos que consultoria é um serviço que visa auxiliar uma pessoa ou empresa em determinada situação por meio de opinião especializada, podemos discutir a importância de uma consultoria.

A importância da consultoria

O apoio especializado para a definição e resolução de um problema minimiza as chances de falha em uma solução, dado a experiência (teórica e/ou prática) do consultor ou consultoria envolvida. Considerando o mercado cada dia mais concorrido, a minimização de falhas é uma grande vantagem competitiva. Mas é importante ressaltar que o serviço de consultoria não é importante apenas para apoiar soluções de problemas: o apoio de consultorias pode ser essencial para melhorar processos, melhorar atividades e, justamente, evitar que problemas aconteçam.

Podemos ter inúmeras vertentes de consultoria: há consultores especializados nas mais variadas áreas do conhecimento humano. Uma atividade de consultoria pode ser classificada de diversas maneiras – fonte: Wikipédia

Interna ou externa: o profissional prestador do serviço pode ser vinculado ou não à organização cliente;

Padronizada ou artesanal: é a diferença entre a personalização do serviço prestado, ou a venda de um produto pré-formatado.

Especializada ou total: especializada tem foco em um processo ou área específica, enquanto que a total atua em praticamente todas as áreas.

Categoria de consultorias

No aspecto mercadológico, as consultorias mais comumente encontradas são:

Empresarial: visa, por meio da expertise de mercado e melhoria de processos, resolverem os problemas do cliente e colocá-lo em vantagem competitiva diante seus concorrentes;

Em Recursos Humanos: apoia as empresas no desenvolvimento pessoal e contratação de novos profissionais;

Contábil: tem como objetivo a análise dos processos financeiros e fiscais do cliente.

Podemos ainda destacar outras como: legislativa, organizacional, ambiental, entre outras.

Por exemplo seguindo a classificação acima, a Auctus Qualidade e Gestão é uma consultoria empresarial especializada em melhoria de processos e gerenciamento de projetos, externa, que conta com serviços padronizados como treinamentos e também customizados, como serviços que identificam a necessidade do cliente antes de definir uma solução. Se quiser saber mais sobre o que oferecemos, vá na aba Serviços, e veja como trabalhamos.

Em resumo, contar com uma consultoria é um investimento que pode ajudar uma empresa a construir um diferencial competitivo no mercado. Mas é importante que a empresa que busque uma consultoria, antes de tudo, entenda sua necessidade, para saber definir exatamente o perfil de serviço que precisa.

COMPARTILHAR |

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
×